domingo, 2 de julho de 2017

Desencarna, aos 84 Anos, o Precursor do Espiritismo em Guarapari

Manuel Sampaio Netto, poeta, trovador, escritor e compositor, faleceu na madrugada do dia 02 de julho, às 5h, em um hospital da Grande Vitória, onde estava internado.
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no dia 29 de abril de 1933, era filho de Mário Sampaio e de Maria Rocha Sampaio e publicou diversos poemas com temas cristãos em vários jornais e revistas. Em 1988 gravou catorze músicas de sua autoria.
Autor dos livros "Ao Encontro da Luz" e "Ao Encontro da Luz II" e membro da Academia de Letras de Marataízes, foi um dos pioneiros do movimento espírita no Estado do Espírito Santo.
Em 1976 fundou o Grupo Espírita Allan Kardec, o qual desenvolve até hoje atividades espirituais e sociais com vistas à melhoria da vida da população guarapariense.
Inicialmente fundado à rua Lúcio Maia, em Muquiçaba, o GEAK funcionou na residência de Manuel Sampaio e sua esposa Norma Santana Sampaio.
Em seu site na Internet, o GEAK revela que o casal inicialmente ia à Capital Vitória para frequentar as reuniões públicas espíritas e logo percebeu a necessidade de organizar um Grupo, pois a sala de sua casa já não comportava os frequentadores de suas reuniões.
Em 1979 alugaram uma casa no bairro Caminho da Fonte, onde iniciaram as atividades com reuniões públicas doutrinárias às segundas-feiras, evangelização aos sábados e reuniões mediúnicas às sextas-feiras.
Com o crescimento do número de frequentadores, Manuel e Norma viram a necessidade de adquirir um terreno para construir a sede própria do Grupo. Após muitas doações, a sede foi inaugurada finalmente à rua Horácio Santana, no bairro Olaria em 31 de março de 1982.
Baluarte do Espiritismo, em Guarapari, Manuel Sampaio Netto era conhecido por seu espírito conciliador e de grande altruísmo. Deixou diversos poemas, dentre os quais transcrevemos um em sua memória.

Deus e a Natureza

Quando o homem observar à sua volta
Há de ver a presença de seu Deus
Na manhã, ao sol nascer.
E, se continua a busca e se insistir e pensar
Há de encontrá-lo também
Nas águas azuis do mar.
Quem tem olhos há de ver
Verificando, se espanta
Que o bom Deus se manifesta
No crescimento da planta.
Creio muito, com certeza
A vida sem Deus é nada
Ele está em tudo, em todos
E na noite enluarada
Olhe bem a natureza
E veja o trabalho de arte
E sentirás com certeza
Deus está em toda parte.

Autor: Manuel Sampaio Netto



Foto: Folhaonline.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário