sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A Casa de Caridade


A Casa de Caridade Santo Antônio de Pádua é uma sociedade umbandista situada na cidade de Guarapari-ES, voltada exclusivamente para a prestação da caridade a espíritos encarnados e desencarnados.
Tendo em sua base doutrinária a máxima do Caboclo das Sete Encruzilhadas onde determina que a "Umbanda é a manifestação do Espírito para a prática da Caridade", a Casa de Caridade Santo Antônio de Pádua realiza semanalmente, sempre às segundas e sextas-feiras, palestras, atendimentos, consultas e aplicações de passes a todos os que procuram socorro espiritual em sua sede na Rua Cecilia B. Santana, s/nº. - Parque Areia Preta, em Guarapari.
Seu ritual simples não comporta sacrifícios de animais e, muito menos, a cobrança monetária ou material para atendimento aos necessitados.
A Casa de Caridade existe há mais de 50 anos, tendo como fundador o Caboclo Sucupira, cuja manifestação no plano terreno deu-se através da médium Anna Castro Martins. Atualmente, é dirigida pelo Caboclo Flecha Dourada, através do médium Antônio João Ribeiro.
A Casa de Caridade Santo Antônio de Pádua é uma sociedade umbandista situada na Cidade de Guarapari - ES, na Rua Horacio Santana, 114 - Parque Areia Preta, que tem como meta principal a prestação da caridade a todos os Espíritos, independente de sua condição moral ou intelectual. A caridade pregada e exercida pelos membros da sociedade baseia-se nos ensinamentos trazidos pelos Espíritos militantes da Sagrada Umbanda os quais são os inspiradores dos dirigentes e demais médiuns que fazem parte da Casa.

Seguindo as regras estabelecidas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, quando de sua manifestação na terra para instalação da Religião de Umbanda, a Casa de Caridade Santo Antônio de Pádua não efetua sacrifícios de animais, embora não critique as crenças dos que assim procedem para manifestação de sua fé.
O ritual adotado pela Casa é o mesmo ensinado e ministrado pelo Caboclo Sucupira, quando esteve fazendo uso das faculdades mediúnicas da umbandista Ana Castro Martins e iniciou a obra de caridade de forma humilde ainda em sua residência.

A Casa executa diversas atividades caritativas ao longo do ano. Semanalmente, nas segundas e sextas-feiras, `as 20:00 horas, os trabalhos são de assistência espiritual, com o a tendimento público para aplicação de passes, descarregos e aconselhamentos espirituais por parte dos Caboclos e Pretos-Velhos. Uma vez por mês, a Casa realiza um trabalho intitulado Mesa Branca, onde todos os médiuns e assistentes participam em conjunto de todo o ritual em torno de uma grande mesa. Nas quartas-feiras, é realizado o trabalho de cura espiritual e física, na Sala da Cura André Luiz. As pessoas acometidas de algum tipo de mal ficam deitadas sobre macas hospitalares e os Guias Espirituais processam todo o trabalho de cura através dos passes e da água fluidificada.


Além das atividades espirituais, a Casa de Caridade Santo Antônio de Pádua, presta serviços sociais a mais de quarenta famílias cadastradas como dependentes da sociedade. Anualmente são distribuídos roupas, agasalhos e calçados aos menos favorecidos pela sorte, através da campanha Calor Fraternal. No fim do ano é realizada a Campanha Natal da Caridade, quando então as famílias cadastradas recebem cestas básicas, brinquedos e roupas na véspera do feriado de Natal.

3 comentários:

  1. como faço para chegar no parque da areia preta estou vindo da praia do morro.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de visita a casa de caridade gostaria de saber os dias de funcionamento e gostaria tambem o tel estou morando a 3 meses achei no site e gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thatiane.

    A Casa de Caridade fica próxima ao antigo colégio Americano Batista. Basta apanhar o ônibus em direção ao Centro e solicitar ao motorista que pare próximo ao Colégio.

    ResponderExcluir